Busca


imprimir pdf
Distribuição VMware

Descrição

A distribuição VMware, baseada em CentOS 5.4 32bits, permite-lhe utilizar a tecnologia VMware Server sem ter que configurar por si mesmo o sistema e o kernel Linux.
Num servidor dotado de um processador com as tecnologias VMX/SVM, terá também a possibilidade de criar os seus servidores virtuais (ou "VM", Virtual Machines) em 64bits.

Ligação

VMware Server Console

Para gerir as máquinas virtuais deve ligar-se com um software especializado "VMware Server Console". Poderá fazer o seu download no site da VMware. Esta interface permite-lhe aceder a todas as funcionalidades oferecidas pela VMware:
  • criações de Máquinas Virtuais
  • gestão dos start/stop/reboot/suspend
  • backup por snapshot
  • acesso às Máquinas Virtuais por consola virtual :
Poderá aceder aos seus servidores virtuais à distância (desde a sequência de boot) através de uma ligação SSL exactamente como se lá tivesse um ecrã/teclado/rato directamente ligados. Uma vez que tem o rato activo no servidor virtual, poderá "libertá-lo" através da combinação de teclas CTRL+ALT


Licença

O software VMware Server assim como a consola são gratuitas, mas é necessário pedir uma licença na VMware: obter um número de licença
Poderá ainda receber a quantidade das licenças pedidas por e-mail. Para as activar, deverá inserir o número de série no formulário - "Enter Serial Number" - ao clicar em "Help" => "Enter Serial Number".


Criação de máquinas virtuais (VMs)

  • Crie uma VM segundo as suas necessidades.
  • Após a criação da máquina virtual, mas ANTES de a fazer "arrancar" deverá adaptar o ficheiro de configuração desta máquina manualmente. Encontrará o ficheiro em /home/vmware/NomeDaVM/NomeDaVM.vmx. A alteração consiste em eliminar as linhas seguintes:

EthernetX.generatedAddress
EthernetX.addressType
EthernetX.generatedAddressOffset

e substituí-las por estas duas linhas utilizando o endereço MAC obtido a partir do Manager:

Ethernet0.addressType="static"
Ethernet0.address = "00:50:56:X:Y:Z"


Configuração de rede da VM

  • o servidor virtual: o sistema operativo do servidor virtual deve saber ligar-se à "gateway" da máquina host. Para um sistema Debian ou Ubuntu, esta configuração é feita no ficheiro /etc/network/interfaces:
auto eth0
iface eth0 inet static
    address <IP FAILOVER>         # endereço IP Failover para o servidor virtual
    netmask 255.255.255.255
    post-up /sbin/ip route add IP-principal.do.Servidor.254 dev eth0        # a gateway do servidor
    post-up /sbin/ip route add default via IP-principal.do.Servidor.254

Para outros sistemas operativos deverá adaptar estas configurações em conformidade.

Para Windows, o processo é o seguinte:
  • configure a placa de rede no Windows com o IP failover desejado. A netmask (255.255.255.255) não será aceite pelo Windows, introduza temporariamente "255.255.255.0", depois vamos mudar este valor no "regedit".
  • altere então a netmask com o editor de registo para evitar problemas no futuro:
    • clique no menu "Iniciar" -> "Executar"
    • escreva "regedit" e confirme
    • procure na cadeia HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ a chave "SubnetMask" com o valor "255.255.255.0" e altere-a para "255.255.255.255"