Busca


imprimir pdf

UtilizacaoRubyOnRails


Utilização de Ruby on Rails num alojamento partilhado


Ruby on Rails (RoR ou Rails) é uma framework livre escrita em Ruby. RoR baseia-se na arquitectura Exemplar Vistas Controladores. Para mais informações, vá à página Wikipédia.

A fim de poder utilizar RoR no seu alojamento partilhado, o mais simples a fazer é, inicialmente, de instalar o framework para desenvolver a aplicação, seguidamente de actualizar a aplicação assim criada no seu espaço web.

Instalação em casa


Pode instalar separadamente um servidor Web, uma base de dados, Ruby e Rails ou utilizar um package pré-configurado. (Os utilizadores Mac OSSO X encontrarão este em http://locomotive.raaum.org/ )

É desaconselhado utilizar o "software" de Windows para descomprimir o arquivo. Vá ao http://www.7-zip.org/ se ainda não tiver uma ferramenta de descompressão ZIP.

Uma vez o download do ficheiro ZIP no seu computador, descomprima no directório da sua escolha. Assegure-se contudo que o caminho de instalação não contém nenhum espaço, seguidamente, inicie “InstantRails.exe”. InstantRails? detectará que foi lançado a partir de um novo directório e pedirá se deve ser actualizado o caminho de instalação em cada ficheiro de configuração… a resposta é sim.

Uma vez lançado, deverá ver uma janela como esta:


fonte: http://instantrails.rubyforge.org/wiki/wiki.pl.

Agora, clique no “I” na parte superior à esquerda, seguidamente Rails Aplicações e Manage Rails Aplicações. Marque a aplicação que deseja testar e clique em “Start with Mongrel”.
Num browser a sua escolha, marque: http://127.0.0.1:3001 para testar o livro de cozinha ou http://127.0.0.1:3003 para testar Typo.

Para criar uma nova aplicação, clique em "Create new rails app", depois, na janela que se abrirá, marque "rails minha_aplicacao_rails":


Volte à janela « Rails applications », clique em « Refresh », marque « minha_aplicacao_rails » na lista e clique em « Start with Mongrel ». No seu navegador favorito, marque http://127.0.0.1:3000.

Actualização da aplicação no seu espaço web


Uma vez tendo a sua aplicação funcional, é tempo de a por on-line. Para isto, o mais simples e seguro é fazer o download da pasta da sua aplicação (o directório que contém os directórios públicos, registo, vendedor, app, etc.…) para o directório www/do seu espaço web.

Seguidamente, é necessário parametrizar a sua aplicação para que funcione perfeitamente no seu alojamento partilhado OVH. Para isto, edite o ficheiro sua_aplicacao_rails/.htaccess e acrescente:
deny from all


Seguidamente, edite o ficheiro sua_aplicacao_rails/public/.htaccess e acrescente :
allow from all
RewriteBase /mon_application_rails/public

mesmo antes :
RewriteRule ^$ index.html [QSA]
RewriteRule ^([^.]+)$ $1.html [QSA]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteRule ^(.*)$ dispatch.cgi [QSA,L]


Agora, pode consultar a sua aplicação no seu alojamento neste endereço :
http://www.meudominio.com/sua_aplicacao_rails/public/

Desenvolvemos uma aplicação de teste a fim de lhe mostrar o que é possível fazer com Rails em menos de 10 minutos: http://ovh.becu.fr/hello/rails/info/properties.

Fonte: http://instantrails.rubyforge.org/wiki/wiki.pl.