Busca


imprimir pdf

Como utilizar a transferência de ficheiros em modo protegido nos alojamentos OVH?


Introdução

Quando encomenda um alojamento na OVH, dispõe de uma conta FTP privada para actualizar os seus ficheiros. O protocolo FTP é definido para fazer transitar os dados em claridade sobre a rede e nomeadamente o seu identificador e a sua password. Para mais segurança, o protocolo HS permite-lhe encriptar os dados quando se liga em shell no seu alojamento. Para combinar esta segurança suplementar ao conforto da transferência de ficheiros, certos "software" FTP permitem-lhe utilizar o protocolo SFTP que assegura as mesmas funções que o FTP, com a encriptação a mais.

Este guia descreve como configurar um "software" convival de transferência de ficheiros para dialogar com o seu alojamento de maneira encriptada. Dois exemplos serão abordados lá: um sob Windows e outro sob Linux.

Atenção: o acesso HS está disponível unicamente para as ofertas Plan. Consequentemente, poderá utilizar esta opção apenas se encomendar uma destas ofertas.

Configuração

Para este guia, escolhemos dois software livres e gratuitos.

  • File Zilla tornou-se a referência em termos de "software" FTP se utiliza Windows. Robusto e convival, ele é aconselhado com vivacidade para pôr em linha os seus ficheiros num alojamento OVH.

  • gFTP é uma interface gráfica utilizando os comandos em linha sob Linux. Tudo é tratado lá de maneira transparente e permitir-lhe-à por on-line rapidamente com alguns cliques de rato o seu site.

Sob Windows (FileZilla)

FileZilla para Windows pode fazer o download directamente através deste endereço : http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=21558

Vamos começar por abrir o gestor de sites:

Seguidamente criar uma nova ligação clicando em " Novo site" :

Podemos nomear esta ligação, por exemplo "OVH" :

Vamos preencher :

- Hóspede: 720plan.ovh.net ou xxlplan.ovh.net (de acordo com a sua oferta),

- Utilizador: o nome de utilizador que utiliza para ligar-se em FTP.

Marque seguidamente Normal bem como Não guardar a password. Na lista que desenrola " Tipo de servidor" , selecciona SFTP utilizando SSH2.

Deixe este ecrã ao clicar em " Registar e Deixar".

Vamos testar a nossa ligação:

Uma nova janela aparece e pede a sua password :

Marque o que utiliza habitualmente para ligar-se ao seu alojamento em FTP. A mensagem seguinte aparece então:

Esta mensagem só aparece na sua primeira ligação. Significa que se liga pela primeira vez em HS neste servidor. Se aceita "a marca" do servidor, permitir-lhe-à identificar directamente as suas futuras ligações. Clique em "OK" para continuar. Uma vez ligado, o resultado é o seguinte:

Para transferir o seu site, o funcionamento de FilaZilla continua a ser idêntico. Deslize os seus ficheiros da janela da esquerda (o explorador de ficheiros sobre o seu computador) para a janela da direita (o seu alojamento OVH). A janela da parte superior indica as operações efectuadas sobre o seu servidor, nomeadamente quando se liga e quando transmite ou apaga ficheiros. A janela da parte inferior indica a fila de espera dos ficheiros a transferir, o estatuto do ficheiro em curso de transferência, a velocidade da transferência…

Sob Linux (gFTP)

gFTP é uma interface gráfica permitindo de " desmitificar" os comandos FTP sob Linux. Pode fazer o download deste cliente através do seu site oficial sob diferentes formas: fontes, pacotes Debian ou RPM… Para este guia, basear-se-à na versão 2.0.17. Uma vez instalado, abra o painel de configuração:

No separador SSH, vamos marcar as opções Utilizar o HS User/Pass e Utilizar o subsistema HS FTP. Valide esta janela. Antes de se tentar ligar-se, vamos inicializar uma ligação em HS no nosso alojamento. Esta manipulação tem por objectivo de registar " a marca" do servidor distante. Com esta marca, as suas futuras ligações HS poderão identificar o servidor. Coloque no terminal da sua escolha e marque o comando seguinte:

Tyler:/# ssh nome_utilizador@nome_oferta.ovh.net
The authenticity of host 'xxlplan.ovh.net (213.186.33.xx)' can't be established.
RSA key fingerprint is 18:2a:1c:1c:3d:9d:43:32:b8:a7:2e:96:57:1f:2d:00.
Are you sure you want to continue connecting (yes/no)? yes
Warning: Permanently added 'xxlplan.ovh.net,213.186.33.xx' (RSA) to the list of known hosts.


No comando acima, nome_utilizador representa o utilizador que utiliza habitualmente para ligar-se em FTP e nome_oferta representa o nome da oferta que possui (oferta plan).

Vamos agora tentar abrir uma ligação :

Vamos preencher os seguintes parâmetros :

-Hóspede: 720plan.ovh.net ou xxlplan.ovh.net (de acordo com a sua oferta),

- Utilizador: o nome de utilizador que utiliza para ligar-se em FTP,

- Password: a password associada.

Na lista que desenrola, escolha SSH2. Uma vez ligado, o resultado é o seguinte:

Para transferir os seus ficheiros, deslize da janela da esquerda (o explorador de ficheiros local no seu computador) para a janela de direita (o seu alojamento). A janela da parte inferior indica a fila de espera dos ficheiros a transferir, o estatuto do ficheiro em curso de transferência, a velocidade da transferência. A janela inferior indica as operações efectuadas sobre o seu servidor, nomeadamente quando se liga e quando transmite ou apaga ficheiros.

Relações

http://gftp.org: O site oficial de gFTP
http://filezilla.sourceforge.net: O site oficial de FileZilla