Busca


imprimir pdf

Descrição do serviço e detalhe das ofertas


Introdução


OVH propõe uma gama de ofertas de streaming que permite difundir conteúdo áudio na Internet. Graças a esta tecnologia, pode montar facilmente e rapidamente uma web rádio, quer para uso privado ou destinada a um largo número de ouvintes. As nossas ofertas respondem a todas as necessidades, quer se trata de alojar e difundir, de retransmitir uma rádio existente para aumentar a sua capacidade ou mesmo de utilizar um servidor dedicado para aproveitar de uma ampla largura de banda.


O princípio


O princípio de uma web rádio (ou do streaming áudio em geral) é de dispor de um conteúdo áudio que pretendemos distribuir para um máximo de ouvintes possíveis. O conteúdo (ficheiros MP3 por exemplo) está alojado estaticamente num disco e depois um software chamado "cliente fonte" encarrega-se de enviar os dados para o servidor de difusão (ou servidor de streaming). A partir daí, a sua web rádio é acessível através de um URL (endereço Internet). Os seus ouvintes utilizam este URL para contactar directamente o servidor de streaming a partir de um software multimédia. O URL pode depois ser posto com facilidade numa Playlist, utilizável desde o seu web site.

Este princípio é muito simples e pode ser posto em prática com facilidade no seu computador pessoal. Mesmo dispondo apenas de uma ligação ADSL, no entanto o problema do número de ligações aparece rapidamente. Para difundir uma web rádio de boa qualidade, os seus ficheiros MP3 devem estar codificados em 128kbps, no entanto trata-se da capacidade máxima em emissão das linhas ADSL clássicas. A sua web rádio só poderá acolher um único ouvinte.

Para contornar esta limitação, a oferta Relay de OVH permite-lhe dispor de um retransmissor que multiplicará a capacidade da sua web rádio até 100 ligações em simultâneo.

Se não quiser criar uma web rádio na sua casa, a nossa oferta de streaming em alojamento permite-lhe colocar online os seus ficheiros nos nossos servidores e difundir directamente a sua web rádio a partir da rede da OVH.

Finalmente, se quiser que a sua web rádio possa acolher ainda mais ouvintes ou para utilizações particulares, propomos a locação de um servidor dedicado que dispõe de uma ampla banda larga. Este servidor dispõe de todas as ferramentas necessárias a criação de uma web rádio pré-instalada e duma interface de administração para facilitar o a colocação em serviço da sua ou suas web rádios.

Para ouvir o fluxo difundido, os seus ouvintes terão de ter um software compatível. Por exemplo:

  • Windows: WinAmp.
  • Linux: XMMS.
  • Mac: itunes/iTunes.


As ofertas


Os retransmissores

Para utilizar esta oferta, terá de já ter em sua posse uma web rádio. A oferta Relay da OVH permite aumentar a capacidade da sua web rádio difundindo o seu fluxo a vários ouvintes sem o modificar. A nossa oferta é compatível com os servidores Icecast (versões 1 e 2) e Shoutcast, deve então utilizar uma destas tecnologias. Desde o seu manager, escolha o fluxo a retransmitir, parametrize as suas opções e active imediatamente o seu novo retransmissor.



Para utilizar esta oferta, precisa:
  • de uma ligação Internet alto débito (ADSL/cabo),
  • de um servidor de streaming em funcionamento,
  • de difundir conteúdo MP3 OGG Vorbis.

Para ter um exemplo de instalação, pode consultar este guia: StreamingInstalacaoShoutcast.

As nossas ofertas :
  • Retransmissor de 10 ligações simultâneas.
  • Retransmissor de 20 ligações simultâneas.
  • Retransmissor de 50 ligações simultâneas.
  • Retransmissor de 100 ligações simultâneas.

O streaming em alojamento (Jukebox)

Estas ofertas ainda não estão disponíveis.

Como este tipo de oferta, não precisa de nenhum pré-requesitos. A OVH trata do alojamento e da difusão do seu conteúdo. Basta-lhe colocar online os seus ficheiros nos nossos servidores, de configurar o seu fluxo desde o manager e poderá imediatamente começar a difundir a sua web rádio.

Os servidores dedicados

Os nossos servidores dedicados ao streaming estão equipados de processadores Intel 2Ghz e estão instalados sob Linux Debian. Os servidores Icecast e Shoutcast estão pré-instalados e permitir-lhe-ão difundir fluxos codificados em MP3 e/ou OGG Vorbis. O seu servidor pode servir também de retransmissor (utilização da banda larga) ou de Jukebox (utilização do alojamento e da banda larga). Graças a interface de administração fornecida com o servidor, a instalação e a gestão da sua ou das suas web rádios é facilitada, qualquer que seja a tecnologia escolhida. Graças a uma banda larga extensível até 80 Mbps, o seu servidor poderá acolher até 650 ouvintes em simultâneo (para uma qualidade de 128 kbps).


Como escolher?


A escolha da oferta depende da utilização que conta dar da sua rádio. Se possui uma web rádio e que escolhe de aumentar o número de ligações simultâneas na sua web rádio, pode escolher uma oferta Relay.

Se não possui uma web rádio e que quer que seja instalada simplesmente, o mais rapidamente possível e ao mesmo tempo aproveitar da alta disponibilidade dos nossos alojamentos partilhados, pode escolher uma oferta Jukebox.

Para os seus projectos de envergadura (superior a 100 ligações simultâneas) e para usufruir de uma banda larga garantida, pode optar para a locação de um servidor dedicado ao streaming.


Como encomendar?


Para as nossas ofertas Relay, pode encomendar directamente desde o nosso site:
http://www.ovh.pt/streaming/relay.html

Para os nossos servidores dedicados, convidamo-lo a contactar o nosso serviço comercial:


  • Telefone: 213 304 624