Busca


imprimir pdf

Configuração SIP sobre Windows Mobile 6 com Fring


Este guia explica-lhe como configurar a oferta OVH telefonia VOIP sobre o seu smartphone ou PDA. Este tutorial diz respeito a aplicação Fring, mas pode servir de exemplo para todas as aplicações SIP equivalentes, sendo o seu funcionamento semelhante. A tomar nota que as manipulações indicadas são sobre Windows Mobile 5.

A propósito: Fring é uma excelente ferramenta de comunicação multi-protocolo, que gere tão bem as suas contas de mensagens instantâneas (MSN, Google Talk, ICQ, AIM, Skype, etc) como as suas chamadas SIP/VOIP.
Para além de ser muito bom, Fring é uma aplicação grátis, aberta aos desenvolvimentos comunitários, o que é muito encorajador para as evoluções futuras.
Site oficial : http://www.fring.com

1)Depois de ter instalado Fring, execute o programa para o configurar. Enquanto ele não for conectado, ele apresenta "Fring is not running" (Fring não está a correr).



2) Fring pede primeiro para escolher a conexão que será utilizada para as chamadas SIP.
Normalmente são listadas as conexões WI-FI assim como os serviços fornecidos pela sua assinatura telefónica. São as suas opções GPRS ou DATA por exemplo, aconselhe-se junte da sua operadora para conhecer as suas opções e tarifários aplicados. Aqui escolheremos um conexão wi-fi.



3) É preciso a seguir pedir para criar uma conta Fring, opção "New user", ou de utilizar uma existente, opção "Existing user". Esta conta está associada unicamente a gestão Fring e não está ligada aos seus serviços OVH. Ela servirá para restaurar os seus parâmetros pessoais ligados ao Fring no caso em que reinstala a aplicação. Pode então escolher um identificador (user) e uma password sem ligação com a OVH.



4) Chega a seguir a lista dos serviços de mensagens compatíveis com Fring. Seleccione um serviço para configura-lo, no nosso caso clicaremos sobre "SIP".



5) A oferta OVH não figura dentro da lista dos prestadores registados, clique sobre "other".



6) Introduza então os seus parâmetros de telefonia OVH (recebidos por email depois da activação da assinatura). Nota: o parâmetro "proxy address" pode às vezes ser chamado de "host" ou "domain". Se uma aplicação lhe pede um endereço IP como complemento ou alternativa, é preciso indicar o IP do servidor sip.ovh.net ou seja 91.121.129.17.



7) Depois de validar (Ok) voltará a lista dos serviços gerados por Fring. Seleccione um outro serviço para o configurar ou clique sobre "back" (voltar) para ir ao menu principal de Fring.



8) Aqui está sobre a página principal da aplicação, onde são afixados os seus principais contactos (note que Fring tem acesso ao directório do seu telefone para importar/gerir os seus contactos). Em cima encontra-se os ícones correspondentes aos diferentes serviços utilizáveis em Fring.



9) Escolhe um contacto, na lista predefinida afixada ou dentro do seu directório, depois clique sobre "call" na barra de tarefas. Fring pergunta-lhe então se pretende chamar esta pessoa através da sua assinatura telefónica "Celular Call" ou através da oferta SIP "SIP call"



10)O número de telefone é apresentado para confirmação, o qual pode ser editado caso seja necessário.



11) A sua chama está em curso.... A esquerda um seta indica em bold qual é a conexão que está a ser usada (de momento wi-fi), em cima está escrito o nome do contacto e a direita o estado de recepção.