Busca


imprimir pdf

Informações úteis sobre o uso da sua máquina


Introdução


Este guia é destinado a sensibilizar todos os administradores a nível de certos assuntos relativos ao seu servidor dedicado e à sua administração. Perante o grande número de pedidos que são tratados diariamente, o suporte deseja ajudá-lo assim a evitar certos erros frequentemente cometidos e que podem provocar consequências graves para a sua máquina e provocar a inacessibilidade inútil. É destinado igualmente para lhe recordar alguns gestos administrativos básicos mas vitais.

Password


Conserve bem o seu email de instalação. Se possível imprima-o. Não se esqueça que há varias passwords e que a do webmin e a do ssh podem não ser idênticas. Se personalizar as suas passwords pode por exemplo nota-las no email de instalação que imprimiu antes. Porquê? Porque é-nos impossível recuperar as suas passwords personalizadas e que deve obrigatoriamente intervir sobre a máquina a fim de as restaurar, o que solicita gastos.

Nic-Handle


Também é muito importante de não indicar o seu NIC-Handle num endereço de email contendo os domínios que são alojados na máquina. Porquê? Se a máquina está inacessível ou se o seu domínio está incontactável por uma razão qualquer, não o podemos contactar, tendo como único contacto o endereço de email do seu NIC-Handle.

O backup


A coisa mais importante sobre a sua máquina são os dados. É imperativo ter um backup destes dados para poder restaurar num tempo mínimo todos os serviços sobre a sua máquina. Imagine por exemplo que faz uma manipulação errada e que perde uma pasta inteira que contem o mais importante do seu site! O seu backup permitirá restaurar o mais rapidamente possível a pasta perdida. Há várias possibilidades para fazer um backup. Propomos-lhe por exemplo:

  • Backup semanal.
  • Instalação de um disco de backup.
  • Utilização de um sistema RAID.

A manipulação dos dados e ficheiros


Antes de fazer uma modificação num ficheiro, deveria sempre pensar no que pode acontecer se as modificações não estiverem correctas. O seu servidor web por exemplo pode estar inacessível após parametrizações erradas no ficheiro de configuração. Aconselhamos-lhe a fazer um cópia do ficheiro que prevê editar. Com esta pequena astucia é-lhe possível restaurar muito rapidamente a configuração inicial.

Actualização do sistema


Também é muito importante, actualizar regularmente o seu release e o seu kernel para não dar oportunidades a um hacker de se introduzir e de fixar bugs ao nível do sistema. Pode servir-se deste guia : Release Patch de Segurança e Kernel Métodos ou confiar-nos a segurança da sua máquina optando para a oferta Segurança total

Segurança do site


Dê uma grande importância a segurança ao nível dos scripts, portas e falhas na língua de programação que utiliza para os seus sites. Seguranca do Site é um guia que trata deste assunto. Graças ao nosso sistema de monitoring RTM pode desde já descobrir os backdoors. As informações recuperadas por RTM estão disponíveis no seu manager, secção servidores dedicados. Claro, dispõe também de guias na secção servidor dedicado, sub-categoria Segurança e a possibilidade de confiar-nos a resolução do seu problema através do serviço InfogerenciaS.

Compilações e instalações softs


Antes da instalação ou da recompilação de um software sobre a sua máquina, verifique as consequências da tal acto. Tome as medidas adequadas. Se é uma neófito e que precisa absolutamente de uma ou outra instalação pode confiar a intervenção ao nosso serviço de infogerência.

Contacto suporte


Quando contacta o suporte indique o máximo de detalhes técnicos possíveis. Indique o número da máquina e em caso de problema com um site, o nome de domínio ou o endereço de email exacto sobre o qual tem problemas. Não hesite a explicar as manipulações que efectuou ou explicar em pormenor o que deseja obter como resultado. É com prazer que o nosso suporte o guiará e o aconselhará. Se possível abre só um pedido de cada vez e evite de responder automaticamente à sua mensagem. Isto pode evitar esperas demoradas e a perda de informações ou um duplo apoio.

Mode rescue e rtm


Elaborámos sistemas destinados à reduzir as inacessibilidades na sua máquina quando tem uma avaria e para voltar a tomar a qualquer momento a sua máquina. Tem então ao seu dispor o RTM que permite-nos detectar rapidamente os problemas ao nível do seu hardware e o ModeRescue que permite restaurar o seu sistema a toda a hora.

Aviso


comando perigoso

Atenção em nunca utilizar o comando rm -rf /*. Este comando provoca a destruição recursiva de todas as pastas, sub-pastas e ficheiros a partir da raiz / e com a opção -rf o comando será aplicado sem nenhuma verificação. Provoca então a destruição completa de todos os dados.

mudar o directório pessoal do root

Acontece que os administradores mudam o directório de ligação root que é de origem /root. Isto impede a seguir a ligação com a chave ssh (InstalChaveOVH) que utilizamos para intervir sobre a sua máquina em caso de necessidade. De mesmo, impede-se a ligação ssh para o root ou se modifique o porto de ligação para ssh que por defeito é o porto 22.

Conclusão


Respeitando estes gestos de administração básicos pode evitar problemas com a sua máquina. Siga os conselhos dos nossos guias. Estes são realizados para lhe permitir ter os melhores resultados a nível de eficiências da sua máquina.