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Gestão dos utilizadores com EGWM


Introdução


A gestão dos utilizadores faz-se via o módulo webmin EGWM pré-instalado com a sua distribuição. Têm a possibilidade de:

  • criar um utilizador.
  • modificar uma conta utilizador (informações pessoais, grupo, direitos de acesso as aplicações e parâmetros específicos de certas aplicações).
  • mudar a password de um utilizador.
  • eliminar um utilizador.
  • modificar o nome de domínio gerido por EGWM (um domínio gerido, não multi-domínio)
  • aceder a PhpMyAdmin (gestão servidor MySQL)
  • aceder a PhpLDAPAdmin (gestão directório LDAP)

Ligar-se a EGWM


Para aceder a interface EGWM, introduza no seu browser o seguinte endereço: https://xxxxxx.xxxxxx.xxx:10000/egwm/ (substitui "xxxxxx.xxxxxx.xxx" pelo nome ou o endereço IP do seu servidor Extranet Group Work). Pode também aceder a webmin e encontrar o módulo EGWM na secção "Outros". O nome de utilizador é "root" e a password é a que recebeu por e-mail.

Uma vez autenticado, chega ao ecrã principal de EGWM onde lhe é apresentado a lista dos utilizadores assim como os serviços aos quais eles têm acesso.

Verá dois utilizadores criados por defeito:

  • admin: utilizador necessário para a compatibilidade com GOsa. Por defeito está no grupo dos administradores (ver abaixo) e possui a mesma password que o utilizador "root" que utilize para ligar-se a EGWM.
  • www: utilizador usado para actualização do web site em ftp. Este utilizador tem por defeito a mesma password que "admin" e "root".

Criar um novo utilizador


Clique simplesmente em "Adicionar um utilizador" e preencha o formulário. Os campos seguidos de um * são obrigatórios caso activa a secção correspondente(por exemplo, o número de telefone se activa a secção "VoIP") :

Secção "Dados pessoais"

Observações:

  • Os grupos de direitos de acesso: Em EGWM, os utilizadores podem armazenar os seus dados nos seus espaços de armazenamento pessoal (um directório com o nome deles em que só eles têm acesso) ou no directório comum que é partilhado. Estes diferentes espaços são acessíveis por FTP e através de pastas partilhadas de windows.

Os grupos de direitos de acesso permitem definir 3 níveis de acesso a estes diferentes directórios:

  • administradores: grupo dos administradores, eles têm acesso ao directório comum e a todos os directórios utilizadores
  • vpnusers: utilizadores normais do vpn, eles têm acesso ao seu directório pessoal e a comum.
  • ftpusers: utilizadores restritos, eles só têm acesso aos seus directórios pessoais (útil no caso de uma conta ftp para uma pessoa externa, que não quer que ela aceda aos dados do directório comum).

Secção "Serviço de Mensagens"

Observações:

  • Os campos E-mails e Quota são obrigatórios se activar o serviço de mensagens para o utilizador.
  • O quota é o tamanho máximo em Mb da caixa do correio do utilizador. Quando o conteúdo da caixa chega ao quota fixado, os emails enviados ao utilizador são rejeitados pelo servidor com uma mensagem de erro ao expedidor. A capacidade utilizada em relação ao quota é visível pelo utilizador via o webmail (https://nome-do-servidor/webmail/).
  • O alias (desactivado se o campo está vázio) permite de ter um segundo endereço apontando para a mesma conta utilizador.
  • O reencaminhamento permite reencaminhar todas as mensagens recebidas para outro endereço email (sobre o mesmo EGW ou externo). A checkbox "Guardar uma cópia local" permite neste caso conservar a cópia das mensagens recebidas.
  • A auto-resposta permite enviar uma mensagem de resposta automática ao expedidor para cada mensagem recebida (por exemplo se o utilizador está de férias).

Outras Secções

Observações:

  • Direitos de acesso: As outras secções permitem activar ou não os diferentes serviços para a conta utilizador.
  • Secção VoIP (voz sobre IP) / Número de telefone: Este campo corresponde ao número de telefone interno que deve escolher para o utilizador, caso activa o seu acesso VoIP. Este número pode ser composto pelos números de sua escolha, a única limitação é que os números de utilizadores devem ser diferentes. Note que um utilizador poder ser chamado por este número ou directamente com o seu nome de utilizador (login).
  • Servidor FTP : Por defeito, na ligação ao servidor FTP, os utilizadores chegam a raiz (/home) e não directamente ao seu espaço pessoal. O servidor só lhes mostra os directórios aos quais eles têm acesso (em função do grupo de direitos de acesso). Por exemplo, para o grupo standard "vpnusers", apenas os seus espaços pessoais e o directório "comum".

Modificar uma conta utilizador


Clique em "Modificar" ao nível do utilizador correspondente na página principal de EGWM.

Observações:

  • Não pode modificar o nome de utilizador de pois de criado.

Eliminar uma conta utilizador


Clique em "Eliminar" ao nível do utilizador correspondente na página principal de EGWM.

Atenção: A eliminação de um utilizador em EGWM conduz automaticamente a eliminação do seu espaço de armazenamento pessoal e do seu serviço de mensagens.

Modificar o domínio gerido por Easy Group Work


Clique em "Modificar o domínio" em baixo da página e entre o seu novo nome de domínio. O seu nome de domínio deve obviamente apontar para o seu servidor EGW para que este posso gerir-lo.

Aceder as ferramentas de administração PhpMyAdmin e PhpLDAPAdmin


Estas ferramentas permitem-lhe aceder directamente a base de dados MySQL e ao directório LDAP em caso de necessidade especifica. Acede simplesmente clicando nos links correspondentes no fim da página.
Para PhpMyAdmin, os logins são as do administrador MySQL que lhe foram fornecidos no email na instalação da distribuição.
Para PhpLDAPAdmin, o "DN de ligação" é uid=ldapadmin,dc=ovpn,dc=net e a password é a cadeia de caracteres no ficheiro /etc/ldap.secret do seu servidor.

Observações:

  • EGW só gere um domínio de cada vez (não multi-domínio)