Busca


imprimir pdf

Modificar a aparência de Plesk


Este guia apresenta-lhe as possibilidades de personalização (logótipos, backgrounds...) da interface Plesk. Este guia dirige-se às pessoas que dispõem de um servidor Plesk.


Introdução


Plesk dispõe de numerosas funções para adaptar a interface ao gosto e necessidades de cada um. Vamos aqui mostrar as principais funções de personalização.

No entanto, este guia não é exaustivo e poderá descobrir outras funcionalidades. Este guia foi realizado com Plesk 8.0.1. Algumas funções podem variar ligeiramente conforme a sua versão de Plesk.

Estas funções podem interessar particularmente aos revendedores, que poderão propor aos seus clientes uma interface com as cores da sua organização.


Personalização


Uma vez ligado na sua interface Plesk como administrador (ver o guia TodoPlesk), aceda à rubrica Servidor.

A página exibida apresenta todos os parâmetros que pode modificar para o conjunto do servidor (logo o conjunto dos utilizadores e a totalidade dos domínios).

A parte que nos interessa neste guia é a do Painel de controlo. Ele contém os principais parâmetros de configuração de Plesk.

É apresentado a seguir uma lista das principais funções:

  • Server Preferences contém os principais parâmetros de configuração Plesk. Pode nomeadamente modificar a aparência geral e a língua para os utilizadores ou unicamente para o administrador. Também é nesta secção que poderá parametrizar o funcionamento de Plesk (modo de cálculo do espaço disco...);

  • Config logo modifica o logótipo da interface Plesk e o link para o qual "aponta". Pode por exemplo colocar o logótipo da sua empresa e reencaminhar para a página de início do seu web site;

  • Config Session, como o seu nome indica, permite modificar a duração duma sessão na interface (ou seja o tempo ao fim do qual será necessário autenticar-se novamente);

  • Notifications permite-lhe configurar os emails enviados automaticamente por Plesk quando um domínio expira por exemplo. Pode configurar os eventos relacionados, o texto dos emails, os destinatários...;

  • Interface Management propõe numerosas opções avançadas para personalizar Plesk. Esta secção encontra-se dividida em vários separadores:
    • o separador "Locals" permite-lhe adicionar ou suprimir línguas sobre a interface. Uma grande variedade de línguas internacionais ou regionais estão disponíveis.
    • o separador "Skins" permite instalar novos fundos ou personalizar os fundos existentes, de forma a apresentar a interface sob diferentes aparências,
    • o separador "Desktop presets" permite modificar o conteúdo e a aparência da página inicial de Plesk,
    • o último separador, "Interface Templates" permite configurar os parâmetros suplementares da interface, como a presença ou não dos ícones acinzentados (pacotes desactivados / não instalados).

Observação:
A maior parte destas funções de personalização estão disponíveis ao nível dos clientes ou dos domínios