Busca


imprimir pdf

Ligação Remota a MySQL



Porquê?


  • Para separar os serviços de uma máquina que está a ser insuficiente para fazer tudo sozinha,
  • ou para aceder as bases de dados com um software do tipo MySQLFront e fazer a administração das bases de dados sem utilizar phpMyAdmin.

Como?


Configuração do "my.cnf"

Verifique que o MySQL está bem configurado para aceitar as ligações externas vendo /etc/my.cnf. Este não deve conter linhas do tipo: skip-networking.
Se estas linhas existirem, comente-as colocando um simples '#' antes destas:
#skip-networking

#bind-address

E reinicie MySQL assim:

/etc/init.d/mysql stop
/etc/init.d/mysql start


Configuração dos privilégios MySQL

Uma vez que o servidor está bem configurado no porto MySQL por defeito (3306), devemos configurar um utilizador de forma a que as ligações possam ser realizadas do exterior.
Por defeito, unicamente "localhost" têm o direito de ligar-se ás bases de dados.

Para que um utilizador possa ligar-se de outra forma que não localmente à máquina, é preciso que na tabela de privilégios dos utilizadores (base de dados chamada "mysql" em MySQL, visível apenas em root sobre o servidor MySQL com phpMyAdmin por exemplo), na coluna "Host" tem de aparecer o nome ou o IP da máquina que se quer ligar com este utilizador a base de dados.

Se o IP é dinâmico (ligação ao servidor MySQL a partir da sua máquina pessoal com MySQLFront por exemplo), pode indicar como Host: '%'. Assim, pode ligar-se a base de dados com este utilizador de qualquer lado.