|
Busca |
Este guia apresenta a instalação de um domínio num servidor Windows. Este guia só trata das distribuições Windows Basic e Pro, porque as versões Start e Full são entregas prontas para uso para o alojamento Web. Uma parte deste guia realiza-se em modo gráfico, via uma ligação TSE. Para saber como ligar o seu servidor, consulte o guia AcessoWindows. Além disso, deve ter antes de mais ter instalado os softwares necessários com a ajuda de este guia SetupWindows. Este guia apresenta-lhe:
A primeira etapa consiste em fazer apontar o domínio para a zona DNS do seu servidor. Para isso, siga o guia ConfigDNSDominioDedicado. A segunda etapa consiste em configurar o servidor dedicado. Vamos começar por configurar o nome de domínio nos DNS. Clique em Iniciar> Todos Os Programas > Ferramentas de administração > DNS O Gestor de DNS Windows abre-se: Faça um clique com o botão direito do rato sobre Procura directa de Zonas. No menu, clique em Nova Zona DNS. O assistente Nova Zona DNS abre-se. Clique uma primeira vez em Seguinte, verifique que Zona Principal está marcada e clique novamente em Seguinte. Marque em Nome da Zona o nome de domínio que deseja adicionar, sem www, e clique em Seguinte. Deixe os parâmetros por defeito (criar novo ficheiro) e clique em Seguinte. Escolha Não autorizar...e clique novamente em Seguinte. A zona DNS esta agora criada. Devemos depois inserir os campos (A, MX...).
Vamos pegar o exemplo de um campo A. O procedimento vária pouco para os outros campos. No gestor de DNS, pode clicar sobre o + que precede Procura directa de zonas. As diferentes gravações aparecem então a direita. Faça um clique com o botão direito do rato sobre a zona que o interessa e escolha, no menu Novo hospede (A) (ou o tipo de campo que pretende adicionar). Uma caixa de dialogo é apresentada. Nesta, cria um campo A para o domínio global. Deixe o primeiro campo vazio. Se pretende criar um campo para um sub-domínio, indique o sub-domínio neste campo. Não pode editar o segundo campo. No campo IP, introduza o IP da máquina que alojará o site, no nosso caso, é o IP do próprio servidor. Se sabe qual é, introduza-o directamente. Vamos ver como recuperar o IP muito rapidamente em Windows. Clique em Iniciar>Executar Marque cmd e valide clicando OK Uma janela comando dos abre-se. Escreve ipconfig e Enter. O seu IP é então apresentado Depois clique em Adicionar um hospede e sobre OK e finalmente sobre Terminar. A zona aparece. Pode adicionar todos os tipos de campos da mesma maneira. Vamos deixar o servidor DNS para adicionar o site sobre IIS. Clique em Iniciar > Todos Os programas > Gestor de Serviços Internet > DNS . A interface é muito parecida com a precedente. Clique no + antes do nome da máquina e faça um clique com o botão direito do rato sobre Web Sites. No Menu, escolhe Novo e Web Site. O assistente de criação de Web Sites abre-se. Clique em Seguinte. Indique uma descrição para o site, por exemplo "Site pessoal" ou "Extranet" e clique em Seguinte. Obtêm então uma caixa de diálogo. No primeiro campo, escolha o IP sobre a qual deve ser alojado o domínio. A maioria do tempo, o seu servidor só dispõe de um IP. No segundo campo, deixe o porto por defeito (80). Pode mudar este valor, mas neste caso, os seus visitantes deverão precisar o porto nos seus navegadores... Indique no terceiro campo, o nome de domínio hospede de este web site. Finalmente, clique em Seguinte. IIS pede-lhe depois de precisar a pasta que contem os ficheiros que serão acessíveis a partir deste site. Clique em Procurar e escolha a pasta raiz do site. Também pode criar uma nova pasta com o ícone Criar uma pasta. Valide com OK. Clique em Seguinte. IIS pede-lhe agora quais as operações que autoriza: leitura, escrita, execução de scripts, execução binária,... Marque os direitos que pretende conceder e clique em Seguinte e Terminar. O Site está agora adicionado. Pode sair da ligação remota. A última etapa consiste em configurar a zona DNS do servidor sdns1.ovh.net. Para isso, siga o guia InstallDNSSecundario. Observação: As modificações aparecem imediatamente no Windows, mas um prazo de 24 a 48 horas é necessário para a propagação dos DNS na Internet. |