Busca


imprimir pdf

OVH : as oferta de Alta Disponibilidade


Introdução



A oferta Alta Disponibilidade da OVH está baseada sobre um espaço de armazenamento seguro. Este espaço é utilizável a partir de qualquer um dos seus servidores dedicados alugados, seja qual for o tipo e a duração de aluguer destes. O espaço alugado é externo ao servidor. Em caso de avaria do seu material, os dados armazenados sobre uma oferta Alta Disponibilidade não são afectados. Este espaço pode ser utilizado por vários servidores ao mesmo tempo, o que lhe permite partilhar em tempo real os seus dados sem nenhuma duplicação. Se aluga vários servidores dedicados na OVH, pode desta forma, implementar com facilidade soluções de redundância de serviços ou de repartição de carga para viabilizar o alojamento dos seus sites.

O seu espaço de armazenamento


Para a segurança dos seus dados, propomos também dois níveis: a tecnologia RAID 1 e, ainda com mais segurança, a tecnologia RAID 5.

  • Para as ofertas baseadas em RAID 1, os dados são armazenados sobre dois discos. O segundo funciona como espelho do primeiro. Em caso de avaria, ele substitui-o.
  • Para as ofertas baseadas em RAID 5,os dados são armazenados em três discos. Os dados são partilhados entre os discos A e B. O disco C trata do controlo de paridade. Em caso de falha de um disco, os dados estão sempre acessíveis por uma operação matemática sobre os dois discos que ficam.

O tamanho do espaço varia para cada oferta. Nós propomos-lhe alugar um espaço sobre os nossos filers cujo espaço varia entre 1Gb e 40Gb. Claro, é possível aumentar a qualquer momento o tamanho deste espaço, sem perder dados, contactando o nosso suporte comercial.

A redundância dos serviços (failover)


Trata-se de uma solução que lhe permite aumentar a disponibilidade dos seus web sites. Para isso, deve dispor:
  • de pelo menos dois servidores dedicados em locação,
  • de um espaço sobre uma oferta Alta Disponibilidade.

Os seus servidores estão configurados exactamente da mesma maneira e partilham dados sensíveis (os dados dos seus sites) numa oferta Alta
Disponibilidade. Os dois servidores funcionam em paralelo e em caso de falha do primeiro, o acesso é automaticamente passado para o segundo servidor. A operação é completamente transparente e permite conservar um acesso continuo ao seus sites durante a intervenção no servidor principal.

A OVH fornece-lhe os meios necessários para implementar com facilidade este tipo de solução sobre os seus servidores dedicados.

O balanceamento de carga (load balancing)


Trata-se de uma solução que lhe permite aumentar os recursos disponíveis para os seus sites quando estes saturam a sua máquina. Para isso, deve dispor:
  • de pelo menos dois servidores dedicados em locação ou mais,
  • de um espaço sobre uma oferta Alta Disponibilidade.

O conjuntos dos seus servidores dedicados partilham os mesmos dados e formam assim um cluster. Quando um pedido chega a um dos seus sites, ele é reencaminhado automaticamente para um dos seus servidores dedicados que são perfeitamente idênticos. A carga está assim repartida uniformemente sobre vários servidores. Um cluster composto de vários servidores de potencia média é em geral mais eficiente que um único servidor muito potente. Pode adicionar tantas máquinas que quiser no seu cluster. Em caso de falha duma das máquinas, ela é automaticamente retirada do cluster o tempo do concerto.

A OVH fornece-lhe os meios necessários para implementar e gerir com facilidade o seu cluster a partir dos seus servidores dedicados.