Busca


imprimir pdf

O nome de domínio em geral


Que é um Nome de Domínio?


Um nome de domínio é o seu único endereço na Internet como o seu numero de telefone pode ser. É o único a ter este número! É por isso que é fácil chamá-lo e encontrá-lo. Um nome de domínio é escrito desta maneira: www.nomededomínio.xx x. O www (World Wide Web) permite identificar o serviço. Não faz parte do nome de domínio em si. O xxxx é a extensão do seu nome de domínio. Existe vários tipos de extensões :

  • as extensões internacionais :

.com : são as extensões as mais utilizadas. Têm um carácter mais comercial.

.net : .org : são as extensões destinadas principalmente às organizações (associações, organismos internacionais).

  • as extensões nacionais - são emitidas por um organismo diferente em cada país:

.fr : para a França, .be : para a Bélgica, etc.

Atenção: cada um destes organismos tem regras de atribuição bem especificas que é necessário conhecer antes de executar o depósito de um domínio. Em geral, o depósito do nome de domínio com uma extensão nacional (como .pt) é mais dispendioso porque pede longos procedimentos administrativos.

Porque ter um nome de domínio ?


Ter um nome de domínio permite-lhe aumentar a sua visibilidade na Internet, criar-lhe uma comunidade. Depositar um nome de domínio permite-lhe proteger o seu nome (o seu nome de família, o da sua associação, da sua empresa, da sua marca). São mais facilmente contactáveis e sobretudo mais fácil de identificar. Pode igualmente associar ao seu nome de domínio um web site, contas e-mails. Criar uma rede.

Como escolher um nome de domínio ?


A escolha de um nome de domínio pode parecer fastidioso. Num primeiro tempo, é necessário saber que para as extensões internacionais (.com, .net, .org, .info, etc.), é a regra do primeiro chegado, primeiro servido. Isto permite um acesso simples e fácil. Para as extensões nacionais (como .pt), regras de atribuição especificas são impostas.

  • Se deseja depositar um nome de domínio para a sua família por exemplo, aconselhamo-lo a estabelecer uma lista de nomes que desejaria ter.

  • Depois, verifique se os nomes aos quais pensou continuam disponíveis. Pode fazê-lo através da Base Whois .

  • Finalmente, poderá depositar os nomes de domínio que lhe pareça mais judicioso em função do seu projecto.

Quando escolheu o seu nome de domínio, aconselhamo-lo a depositar em diferentes extensões como .com, .net, .org. Isto permitir-lhe-à de alargar o seu campo de visibilidade e de ter a certeza que o seu nome não seja usado por outra pessoa.

Os contactos do domínio.


Quando deposita um nome de domínio, deverá designar contactos que irão representá-lo. Não deve negligenciar esta parte porque as implicações jurídicas importantes estão em causa, particularmente em matéria de propriedade intelectual.

  • O proprietário de um nome de domínio

Pode ser uma pessoa física ou moral. Fornece o conjunto dos seus dados (e-mail válido! , morada…) e precisa que os dados sejam publicados.

  • O contacto administrativo

É o interlocutor do nome de domínio. Tem uma função crucial para poder alterar os dados do domínio por exemplo.

  • O contacto facturação

É ele a quem são mandadas as facturas de renovamento. A validade do seu endereço de e-mail é essencial.

  • O contacto técnico

É ele que se assegura que o nome de domínio funciona correctamente. É a pessoa que é contactada no caso de um problema técnico.

Porque ter um nome de domínio na OVH?


A flexibilidade: OVH oferece-lhe a escolha que reserve o seu nome de domínio. Pode reservá-lo para 1 ano, 2 anos… até 10 anos! Pode transferir a gestão do seu nome de domínio para um outro prestador ou muito simplesmente permanecer na OVH. Nós não impomos aos nossos clientes regras escondidas. Você é que decide.

O sério: A sociedade OVH recebeu em 2001 a acreditação ICANN (Organismo encarregado de gerir as extensões internacionais (.com, .org, etc.)) como registrar os nomes de domínio. É uma das raras empresas a tê-la recebido. Os critérios de atribuição são muito estritas. A empresa deve mostrar a sua experiência técnica no ofício e uma solvabilidade financeira.

Os preços baixos: Graças à acreditação recebida pela ICANN, a OVH não tem intermediário. Devido à escolha de organização bem definida, à experiência da OVH no mundo da Internet, podemos assegurá-lo de preços muito competitivos sem estar a perder a qualidade. O depósito de um nome de domínio com a extensão .com, .net, .org é de8.90€ s/IVA/ano!

Os serviços associados: Associamos ao depósito do nome de domínio serviços gratuitos como: - reencaminhamentos de e-mails ilimitados: transferir os seus e-mails para a conta que utiliza geralmente, - os reencaminhamentos web para reencaminhar o seu nome de domínio para um espaço web que já possui ,
- os reencaminhamentos dinâmicos: para apontar o seu nome de domínio na sua máquina local (o seu computador por exemplo),
- um sistema anti-vírus e anti-spam gratuitos.

Poderá gerir o conjunto destes serviços no seu espaço cliente - Manager. Poderá também associar ao seu nome de domínio um espaço para alojar o seu web site a partir de 1€ s/IVA por ano!