Busca


imprimir pdf

Aspectos gerais de um domínio .BE


Condições de atribuição de um domínio em .be


Qualquer pessoa pode registar um domínio .be: quer seja uma empresa, uma organização ou um particular. Não pode é viver na Bélgica ou no caso de uma empresa, estar sediada na Bélgica. Através do registo de um nome de domínio, adquire o direito de licença sobre esse nome de domínio pelo período de um ano. Um nome de domínio não se compra e por isso não o pode considerar como sendo sua propriedade.

Um nome de domínio tem de ser único, Afim de determinar se um nome em particular está ainda disponível, utilize a função de pesquisa WHOIS que encontrará aqui:

http://www.ovh.pt/cgi-bin/whois.pl.

Para encomendar na OVH:

http://guias.ovh.pt/EncomendarUmServico.

Quais são as informações necessárias ?


Precisamos das seguintes informações:

Nome da sociedade (eventualmente) + pessoa de contacto : nome + telefone + endereço + endereço email válido.

Um endereço de e-mail válido é um elemento muito importante porque ele constitui o nosso único meio directo de entrar em contacto consigo, ele é utilizado para o contactar. Um nome de domínio sem um endereço de correio electrónico activo pode ser removido pelo DNS.be.

Um formulário electrónico ser-lhe-à apresentado no momento da sua encomenda.

Verifique bem que os dados estão correctos. É importante que os dados sejam os seus e não os de uma pessoa intermediaria (por exemplo: web designer). Se dá conta disso mais tarde, poderá ser complicado depois actualizar os seus dados.

A única maneira de modificar o detentor de uma licença é utilizando a transacção TRADE-DOMAIN. Este transacção é equivalente a um novo registo
(8.90 EUR s/iva).

Como fazer uma transferência de um domínio em .be


Um formulário electrónico será-lhe apresentado no momento da sua encomenda. Verifique bem os seus dados. É muito importante que os dados transmitidos sejam os seus e não os de uma pessoa intermediária.

Envio de e-mails

O pedido de transferência é feito por correio electrónico ao DNs.be. Quando o pedido transferência chega ao DNS.be, o sistema de registo envia automaticamente 2 emails:

  • um para o novo agente para confirmar a recepção do pedido.
  • outro para o detentor da licença para pedir o seu acordo para a transferência.

Resposta de emails

O objectivo é que você, enquanto detentor da licença, responde a este email. Cabe a si verificar que os dados indicado no pedido de transferência estão correctos e que o agente que pede a transferência é aquele que realmente escolheu. Mencione claramente no email o seu acordo ou não indicando SIM, NÃO, CONCORDO, etc...

Importante


Se pretende transferir o seu nome de domínio realiza esta mudança a tempo. Informe-se com antecedência da data de expiração do seu nome de domínio e verifique que a transferência seja aceite antes desta data (eventualmente com tempo de execução). Pode efectivamente passar um certo tempo antes que a transferência seja efectiva.

De outra forma, o antigo agente tem o direito de apagar o nome de domínio na data de expiração afim de não ser facturado pelo DNs.be. Logo não arrisca de ver o seu nome de domínio eliminado antes que a transferência tenha lugar.

Quando é que um nome de domínio em quarentena é libertado?


Um nome de domínio é posto em quarentena quando este é eliminado pelo agente. O nome de domínio é então bloqueado por um período de 40 dias. Isto significa que nenhuma transacção pode ser realizada, excepto em duas situações:

  • no caso de uma transferência iniciada antes da eliminação do nome,
  • um "REACTIVATE": o nome de domínio é restabelecido para a situação antes da quarentena pelo seu prestador.

Em relação a libertação de um nome de domínio, o princípio é o seguinte: na execução do programa de libertação, um nome de domínio só será libertado quando tiver passado pelo menos 40 dias.