Busca


imprimir pdf

Módulos dos Alojamentos partilhados


Como instalar um módulo


Com um alojamento partilhado (menos 20 GP, 1000GP e Start 1M), a OVH propõe-lhe um conjunto de ferramentas de criação de blogs e fóruns a instalar num clique!
Para simplificar a instalação no seu módulo, integrámos este sistema no Manager v3.

Procedimento:
  • Ligue-se ao seu manager V3 com o seu NIC HANDLE e a password associada.
Manager OVH

  • Clique então no nome de domínio associado ao alojamento para o qual deseja instalar o módulo.

  • Clique depois no ícone Alojamento , depois sobre Gestão dos módulos finalmente sobre adicionar .

  • Seleccione o módulo que deseja instalar especificando-lhe o caminho de instalação a partir da pasta www do alojamento.

Exemplo


Para instalar um módulo, deve então :
  • Seleccione o módulo pretendido.

  • Indicar o caminho de instalação a partir do directório www.

  • Indicar o idioma a utilizar.

  • Validar.

Uma vez validada, a instalação deverá demorar alguns minutos, e depois receberá um e-mail com os seus códigos de acesso quando a instalação estiver terminada no endereço e-mail de contacto do seu NIC HANDLE.

Como desinstalar um módulo


Para desinstalar um módulo, deve passar pelo manager, não elimine directamente a directoria no seu espaço de alojamento, senão terá uma mensagem de erro quando mais tarde tentar instalar o módulo, devido às bases de dados associadas que não estarão vazias.

Procedimento


Deve:
  • Ligar-se ao seu manager V3 com o seu NIC HANDLE e a password associada.
Manager OVH

  • Clique então no nome de domínio associado ao alojamento do qual deseja desinstalar um módulo.

  • Clique em Alojamento depois em Gestão dos módulos .

- Clique a seguir no ícone na linha correspondente ao módulo que quer eliminar.

- Valide.

Descrição


Os módulos disponíveis via Manager V3 estão divididos em seis categorias diferentes.
(o número de categorias pode variar ao longo do tempo conforme são disponibilizados novos módulos e porventura, descontinuados os mais obsoletos)



PhpBB


O lendário motor de Fóruns PhpBB.

Esta aplicação permitir-lhe-á criar um fórum com a maior simplicidade, com todos os serviços necessários à actividade da sua comunidade. Todos os instrumentos estão presentes seja na aplicação básica, seja na lista de plugins.

Por último, nota-se que a comunidade considerável de PhpBB oferece-lhe uma lista de temas impressionante.

Site oficial : http://www.phpbb.com/

Dotclear 1


Dotclear é um motor de blog simples de utilizar.
A sua comunidade, activa e composta de numerosos membros, põe à sua disposição uma grande escolha de ajudas, de plugins e temas.

Dotclear,além duma gestão completa do seu blog, mostra uma importância específica à segurança ao seu blog.

Site oficial : http://www.dotclear.net/

Dotclear 2


A versão 2 do famoso motor de blog.
A sua comunidade, activa e composta de numerosos membros, põe a sua disposição uma grande escolha de ajudas, de plugins e temas.

Dotclear 2, além duma gestão completa do seu blog simplificado e evoluído, mostra uma importância particular à segurança.

Site oficial : http://preview.dotclear.net/

Wordpress


Word Press é um motor de blog mantido por uma comunidade francesa.
Baseado na tecnologia PHP, Word Press é uma aplicação dotada de ferramentas potentes permitindo-lhe de facilitar sempre mais a criação das suas páginas, como por exemplo o corrector ortográfico ou um instrumento de gestão do referenciamento.

Site oficial: http://www.wordpress-fr.net

Spip


Spip é um gestor de conteúdo (CMS) que permitir-lhe-à criar um site na sua integralidade.

O ponto forte de Spip reside no facto que a gestão do site pode ser compartilhada entre várias pessoas (desenhistas, editores, administradores…).
Além disso, Spip é o melhor dos CMS para a criação de sites multilíngua.

A comunidade é tão fiável que Spip é hoje utilizado para sites profissionais de reputação.

Site oficial: http://www.spip.net/pt_rubrique254.html

Joomla


Joomla! é um CMS desenvolvido pela antiga comunidade à base do projecto Mambo. Muito simples de tomada em mão e de utilização, Joomla! é um CMS de qualidade repetidamente recompensado por diversos concursos.

A comunidade francesa de Joomla! é muito importante e presta ajudas e contribuições para todos os níveis do CMS (ajudas, documentações, apoio, temas…)

Site oficial: http://www.joomla.fr/

OsCommerce?


Crie a sua loja online! Com OsCommerce, todos os instrumentos necessários para a criação de um site comercial está ao seu encontro: catálogo dinâmico, administração dos clientes, módulos de pagamento online, gestão da facturação, conversão de gestão das entregas com o Correios...

O projecto OsCommerce, nascido em 2000, reúne mais de 1500 sites comerciais. A comunidade francesa propõe uma conversão de pagamento com não mais ou menos 10 bancos franceses, um apoio eficaz e uma documentação completa.

A sublinhar por último, fora as suas características meramente técnicos, OS Commerce é totalmente passível de alterar e permite-lhe assim personalizar a sua loja ilimitadamente.

Site oficial: http://www.oscommerce.info

Gallery2


Realmente bem mais que um slide show, Gallery2 permite-lhe organizar, classificar e difundir as suas imagens e fotografias, mas também os seus vídeos, as suas sessões de webcam.
Além disso, esta aplicação permite-lhe editar os seus ficheiros directamente online (rotação, redimensionamento, reenquadramento, compressão…).
Ideal para um site de fotógrafo ou de designer, Gallery impõe-se como a referência em matéria de slide show online.

Atenção: se o seu projecto só comporta um slide show, verifique sobre os sites CMS disponíveis em módulos OVH que Gallery não está integrado em opção. Com efeito Xoops, por exemplo, integra gallery2 directamente na lista dos módulos a instalar.

Site oficial : http://gallery.menalto.com/

Coppermine


Coppermine é um slide show online muito completo, que lhe permite classificar e difundir as suas imagens. Coppermine insiste no efeito comunitário do seu slide show, permite aos visitantes votar nas suas imagens preferidas, de deixar comentários, mas também classificar as fotografias por nomes, popularidade, melhores notas, favoritas…

Melhor ainda, Coppermine integra-se em módulos CMS ou fóruns como phpBB. Assim, os seus visitantes podem manipular entre slide shows e fóruns.

Site oficial: http://coppermine-gallery.net

Anexos: outros módulos (não propostos a instalação via o Gestor OVH)

Phorum


Phorum é um dos mais antigos fóruns livres, desenvolvido em volta de um sistema muito flexível de ganchos e módulos. Este sistema oferece a possibilidade de reorganizar os dados de qualquer forma que seja.

Site oficial: http://www.phorum.org/

PunBB


PunBB é o mais famoso dos fóruns minimalistas. De uma estética e de uma utilização muito simples para os que não têm tempo a perder na criação e na administração dos seus fóruns.

PunBB não se esqueça por entanto do conjunto das ferramentas clássicas na gestão de um fórum. Pequeno e rápido, é de uma utilização muito agradável e intuitiva. Por último, a comunidade oferece uma larga escolha de temas e de módulos que permitirão de adicionar novas funcionalidades ao seu fórum.

Site oficial : http://www.punbb.org/

Easymoblog


Easymoblog é uma plataforma Open Source para weblogs pessoais e moblogs (weblogs móveis). Permite a criação de weblogs personalizáveis e fáceis de utilizar: poderá assim actualizar os seus conteúdos por E-mail e mesmo por telemóvel.

Easymoblog é a solução ideal para implementar rapidamente o seu primeiro weblog. Possuindo todas as funcionalidades de um weblog clássico, permite-lhe sobretudo alimentar o seu site por e-mail ou MMS, e afixará qualquer imagem enviada em anexo!

Site oficial : http://sourceforge.net/projects/easymoblog/

B2evolution


B2evolution é um motor de blog, e por conseguinte a sua particularidade é a sua multiplicidade. Concretamente, B2evolution permite editar tantos blogs quantos deseja, com tantos editores e administradores, em tantas línguas que deseja.

A sua comunidade muito viva fornece todos os serviços necessários para a gestão de tal módulo como as documentações e o apoio em linha

Site oficial : http://b2evolution.net/

Logz


Logz é a contracção de Loz On The Net. De uma instalação simples, Logz é um dispositivo ligeiro de publicação de web sites em PHP/MySql destinado aos pequenos sites ou a ser integrado num site mais importante.

Logz propõe os dispositivos clássicos de um gestor de conteúdo (CMS, Content Manager System): galeria, fórum, motor de pesquisa interno, contador de visitas, redacção de artigos, administração dos parâmetros gerais do site...

Site oficial : http://www.logz.org/

Textpattern


Textpattern é um "software" web de gestão de conteúdo (CMS, content manager system) destinado a ser utilizado para qualquer tipo de web site de pequena ou média dimensão, dos blogs ao webzines passando pelas montras comerciais.

Distingue-se dos outros CMS pela sua capacidade de produzir naturalmente sites num XHTML respeitosos dos padrões, pela sua flexibilidade de construção ainda superior à de SPIP, e pelos seus instrumentos intuitivo " Textile" que é uma linguagem mnemotécnica muito simples e no entanto muito potente para escrever o texto que será transformado automaticamente em XHTML.

Site oficial : http://www.textpattern.com/

Killblog


Killblog é uma ferramenta de gestão de blog muito completo. Dispõe duma instalação automática e é inteiramente configurável. Numerosas ferramentas estão disponíveis na parte pública e na administração.
Killblog suporta a utilização de fluxos rss, galeria foto, slide show, entrega de ora, relações,...

Plume


Se procura um sistema de gestão do conteúdo de um web site que seja simples de utilizar sem estar a sacrificar a flexibilidade e a potência, está no bom caminho com Plume.

Com uma única instalação de Plume CMS pode gerir vários sites, os ficheiros, múltiplos editores com direitos diferentes, sites na língua à sua escolha graças, tudo isto graças ao apoio utf-8 completo. Plume CMS dispõe de uma infra-estrutura de plugins tubo flexível que lhe permite estender as suas funcionalidades e garante uma óptima acessibilidade graças a um código gerido que respeita os padrões por defeito.

Site oficial: http://pxsystem.sourceforge.net/fr/

Serendipity


Crie o seu jornal online e compartilhe com os seus amigos...

Serendipity é um motor de Blog baseado na tecnologia PHP/MySQL.
Propõe o conjunto dos serviços de edição e de gestão dos seus ficheiros multimédia e as suas páginas.

Serendipity está disponível em Francês e em várias línguas.

Site oficial: http://www.s9y.org/

Mambo


Mambo é um sistema de gestão de conteúdo (em inglês CMS, Contente Management System).

Mambo é utilizado para a criação e a actualização de web sites. Existem numerosos componentes e módulos (fórum, livro de ouro, agenda…).

A instalação, a configuração e a administração de Mambo pode ser efectuada por pessoas que não dominam a linguagem informática. Nenhum conhecimento é preciso para poder lançar-se na criação de web sites.

Site oficial : http://www.mamboportal.com/

Drupal


Drupal é um gestor de conteúdo (CMS, Content Manager System) que permite criar uma grande variedade de web sites, de blogs pessoais ao web site de uma sociedade, passando pelos sites comunitários, os sites de informações, às lojas online. Drupal é tão bom que foi escolhido por Yahoo!

Drupal é publicado sob a licença livre GPL e desenvolvido por uma comunidade de voluntários. A sua abordagem do conteúdo e o seu sistema modular fazem que drupal é capaz de se adaptar a todas as necessidades. A presença de certos módulos permite à qualquer utilizador criar um site com funcionalidades avançadas sem nenhum desenvolvimento.

Site oficial : http://drupalfr.org/

Postnuke


Postnuke é um Sistema de gestão de conteúdo (CMS), que lhe permite criar o seu web site através do seu navegador favorito. Com a separação do conteúdo e da escritura, reduz os gastos e o tempo passado para que o seu grupo, organização, empresa tenha um presença na Internet.

Postnuke é desenvolvido de maneira modular. As funções importantes são desenvolvidas de maneira central e utilizadas em módulos. Consequentemente, pode adaptar o seu site mais próximo das suas necessidades.
Postnuke está disponível em Francês e pack multilínguas.

Site oficial : http://www.postnuke.com/

Xoops


Iniciativa de envergadura mundial, XOOPS distingue-se pela sua modularidade. Com efeito este CMS propõe vários perfis dados a instalação, indo do simples blog ao sítio mais complexo. O certificado de instalação e a conversão de administração são ao mesmo tempo muito completa e simples de tomar em mão.

Na sua comunidade francesa, Xoops propõe uma multidão de módulos e de temas que lhe permitirão adaptar o melhor possível o seu CMS às suas necessidades.

Site oficial : http://www.frxoops.org/

E107


E107 é um gestor de conteúdo (CMS, Content Management System) moderno que inclui o respeito das normas XHTML, um sistema de esconderijo avançado e distribuição da carga, uma arquitectura modular. A sua vocação é a gestão de comunidades e a criação de portais.

Instala um web site completamente dinâmico no seu servidor que lhe permite afixar/editar notícias directamente.

Existe numerosos Plugins como um chatboxi (instrumento de conversa online), um sistema de sondagem, um sistema de recuperação de news sob a forma de punhos (que lhe permitem saber e afixar os títulos de outros sites). Uma gestão dos fóruns, dos download, as relações web e bem outros ainda. Todos os módulos estão incluídos com a instalação.

Site oficial : http://etalkers.tuxfamily.org/home.php

Typo3


Typo3 é um dos CMS mais grandes com não menos de 6000 sites activos. Desenvolvido por uma comunidade mundial, Typo3 propõe mais de 1400 extensões sem estar a contar os temas.

Hoje utilizado por particulares tanto quanto por empresas multinacionais, Typo3 permanece portanto um CMS simples a tomar em mão, que necessita poucas competências técnicas.

Site oficial : http://www.typo3.fr/

Phortail


Phortail não utiliza as bases de dados para armazenar as informações, mas sim os ficheiros texto, o que o torna mais simples a instalar. Muito simples e muito ligeiro, é totalmente configurável e administrável em linha.

Phortail oferece todas as funcionalidades de um CMS clássico: artigos, news, fórum, livro de visitas, tag-board (mini tag), relações, downloads, slide shows, sondagem, etc.…

Site oficial: http://phortail.org/

AlexGuestBook?


Com Alexguestbook, crie o seu livro de ouro em apenas alguns cliques no web site. Este módulo é totalmente intuitivo e adapta-se a qualquer tipo de configuração e a qualquer tipo de site em PHP, de versão 4 ou 5.

Muito simples à tomada em mão, AlexGuestBook? está equipado de uma série de temas e de módulos que lhe permite personalizar e integrar o melhor possível o seu livro de ouro no seu site, como: a gestão dos smileys, as palavras proibidas, atribuição de notas ao site…

Site oficial : http://www.alexphpteam.com

Brim

Brim é uma verdadeira "canivete suisso" para a sua gestão pessoal e profissional. Há: calendário/agenda, directório, notas, gestão das suas páginas preferidas, as suas actualidades favoritas, a sua meteorologia local, gestão das suas tarefas e a dos seus colaboradores…

Ligue-se à sua conta e tudo lhe é acessível, mas além disso tudo é personalizáveis, como os temas das suas páginas, as escolhas das listas, as alertas....

Temível para uma gestão gratuita do seu projecto, Brim comporta séries de módulos, dos quais um deles por exemplo: o e-banking, permite-lhe seguir em tempo real o fluxo das suas contas bancárias.

Site oficial : http://www.brim-project.org/

Tutos


Tutos é uma aplicação destinada à gestão e à organização de equipas, e permite centralizar o conjunto dos elementos necessários para a gestão de projecto online. Graças ao Tutos, centraliza os directórios, planeamentos, calendários, documentos, notas, tarefas e projectos da sua equipa sobre um só sítio, à maneira de um sharepoint. Além disso, Tutos toma em carga os e-mails, e permite-lhe assim comunicar com cada pessoa ou grupo de pessoas do seu projecto de acordo com as suas necessidades.

Site oficial : http://www.tutos.org/

CraftySyntax?


Crafty Syntasx é um módulo de assistência aos seus visitantes. Permite ajudar directamente os seus internautas que têm necessidade de uma informação. E para o efeito Crafty Syntax oferece todas as opções possíveis. Comporta um módulo de discussão instantânea (tchat), um FAQ.

Melhor ainda, quando um Internauta faz a sua pergunta, Crafty Syntax analisa as palavras chaves e apresenta as respostas que encontra em função das palavras chaves durante a introdução por teclado!

Site oficial : http://www.craftysyntax.com/

JBC_Explorer


Este Explorador Web permite consultar ficheiros sobre um servidor web como sobre o seu próprio computador. Comporta-se da mesma maneira que o explorador de ficheiros de Microsoft Windows como conhecemo-lo todos. Desta maneira é totalmente intuitivo quanto a sua utilização.

Muito simples convenientemente, JBC Explorer pode ser completado por múltiplos módulos que dão outro sentido à navegação nos seus processos.

Site oficial : http://www.jbc-explorer.com/

MyOrgBook?


Myorgbook é um assistente pessoal em linha que compreende um calendário/agenda e um directório. Permite a ligação em multi utilizadores, pode por conseguinte trocar contactos ou marcar encontros com os seus parceiros sem, no entanto, impactar-lhe os calendários dos seus colaboradores terceiros.

Myorgbook é muito simples à tomada em mão e a utilização, e revela-se indispensável quando são levados a gerir os seus encontros de qualquer posto de trabalho e onde quer que seja.

Site oficial : http://www.myorgbook.org/

PhpSurveyor?


PHPSurveyor é um instrumento de criação de questionário online. Permite-lhe recolher, centralizar e analisar questionários sujeitos aos seus visitantes, e de analisar os resultados. Os seus inquéritos nunca terão sido tão fáceis!

Muito eficaz, PHPSurveyor é decorado por um panél completo de opções como: envio de e-mails (de agradecimento, recordação…), impressão do questionário online, gestão da data de início e fim do questionário, análise dos resultados por gráficos…
Último detalhe e por último, PHPSurveyor não está limitado ao número de perguntas nem de questionários.

Site oficial : http://www.phpsurveyor.org

X7Chat?


X7 Chat permite-lhe criar feiras de discussão em tempo real no seu web site. Pode criar tantas feiras de discussões que desejar.
Muito completo, X7 Chat permite-lhe: moderar as suas salas graças à uma lista de palavras proibidas, criar grupos de utilizadores, gerir actualidades.

A comunidade X7Chat? oferece uma importante quantidade de módulos e temas que lhe permite adaptar o melhor possível X7Chat? às suas necessidades.

Site oficial : http://www.x7chat.com

PhpFreeChat?


Php Free Chat é um chat simples a instalar, rápido, inteiramente esqueletal e multi línguas. O chat permite criar feiras de discussões, conversas privadas, e de moderar as salas.

Por preocupações de simplicidade, os directórios e os ficheiros são utilizados para armazenar os pseudónimos e as mensagens. A zona de chat é actualizada sem retardação graças à tecnologia AJAX.

A comunidade activa põe à disposição numerosos temas e plugins, entre os quais um plugin que lhe permite escrever os seus próprios comandos de moderação!

Site oficial : http://www.phpfreechat.net/