Busca


imprimir pdf

Actualizar Webmin


Porquê?


Webmin é uma aplicação sensível sobre o seu servidor pois permite que seja administrada. Ter a versão mais recente previne todos os bugs de segurança que o Webmin possa ter encontrado e que são muito conhecidos pelos hackers. Além disso, permite ainda corrigir algumas imperfeições que poderiam existir com a versão instalada na altura em que lhe foi entregue o seu servidor.

Como?


Pela Web

O método mais simples de actualizar é com alguns cliques no Webmin. Ligue-se ao Webmin com o utilizador root, na página inicial de Webmin, aparece o ícone chamado Configuração de Webmin. Clique nela, e na página seguinte, clique em Actualização de Webmin.
No primeiro quadro, escolha : Última versão em www.webmin.com (já está marcada por defeito). E clique em Actualizar Webmin.

Webmin vai fazer automaticamente o download da última versão e instala-la, não demorando mais do que um minuto.

Por SSH

Como muitos administradores de sistema, talvez prefira actualizar o Webmin por SSH pela linha de comandos. Basta-lhe fazer então o download da última versão RPM em www.webmin.com (link em cima a direita do site).
Na máquina, em root:

wget http://belnet.dl.sourceforge.net/sourceforge/webadmin/webmin-1.110-1.noarch.rpm (por exemplo)
rpm -Uvh webmin-1.110-1.noarch.rpm


Atenção: O link indicado na página inicial de webmin.com só indica a página de selecção do sourceforge.net e não o ficheiro em si.

Após um minuto, Webmin está actualizado e será reiniciado.

Depois


Após uma actualização do Webmin, alguns módulos são adicionados ao painel. Eles são na maioria inúteis para o seu servidor dedicado, podendo então elimina-los ou simplesmente desactiva-los.

Atenção ! Não se deve utilizar o modulo QmailAdmin pois ele fixa-se no seu Webmin, e ele não é compatível com as nossas instalações, podendo avariar o servidor de mail.

Erro conhecido


Ligando-se a OVHm, tem o erro :
DBI connect failed : Access denied for user: 'root@localhost' (Using password: YES)


A password root de MySQL foi sem dúvida alterada, mas não indicada em Webmin. Para actualizar a password root de MySQL no Webmin, vá aos módulos MySQL (na parte Servidores), e será-lhe pedido a password em questão. Uma vez guardada, pode voltar a OVHm.